Web Design
Rio Sem Miséria ajuda jovens que buscam o primeiro emprego PDF Imprimir E-mail
Notícias - Empregos

O maior desafio dos jovens que querem entrar no mercado de trabalho é conquistar o tão sonhado primeiro emprego ou estágio. E a falta de experiência não é a única dificuldade. Muitos desconhecem a existência de vagas, não sabem como se candidatar ou não estão preparados para entrevistas de emprego.

Para reverter esse quadro, além dos inúmeros cursos de qualificação profissional oferecidos pela rede Faetec, o Governo do Estado firmou parcerias com instituições e empresas que também têm o propósito de apoiar esses jovens.

É o caso do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que levou o Programa de Iniciação do Trabalho para municípios atendidos pelo Rio Sem Miséria, com o objetivo de auxiliar estudantes que estão incluídos no Renda Melhor Jovem.

Em Japeri, três turmas reuniram cerca de 70 alunos. Já em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, cerca de 140 estudantes participaram do curso em quatro turmas. Nas aulas, que envolvem ensinamentos teóricos e dinâmicas comportamentais, os jovens receberam orientação pessoal e profissional voltada para o sucesso no mercado de trabalho.

– A maioria dos alunos nunca teve contato com o mercado de trabalho formal. Eles chegam com autoestima baixa, desmotivados. Nosso trabalho é desenvolvido para despertar o interesse, fazê-los acreditarem em si mesmos e orientá-los para que eles consigam uma oportunidade – explicou a psicóloga e supervisora do Programa de Desenvolvendo Pessoas do CIEE, Valéria Moreno.

Após concluírem o curso, todos os alunos são incluídos no banco de dados do CIEE e encaminhados para processos seletivos. Com uma nova perspectiva de vida, a estudante Agatha Cordeiro, de 17 anos, moradora de Jardim Gramacho, acredita que muitas portas irão se abrir para ela.

-– Aprendi muito nesse curso: a ter postura e a me expressar melhor. Sendo encaminhada pelo CIEE para o mercado de trabalho, acho que terei mais chances porque é uma instituição bem conceituada – disse Agatha, que está no 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Álvaro Negromonte.

Janyele da Silva Santos, de 16 anos, também não perdeu a oportunidade de participar do curso. Ela ainda está no 1º ano do Ensino Médio no CIEP Eugênia Moreyra, mas já faz planos em longo prazo.

– Passei a entender melhor o mercado de trabalho, então, daqui para frente só dependo do meu esforço. Além disso, o Renda Melhor Jovem me deu ânimo para estudar mais porque vou investir o dinheiro na minha carreira. Depois de me formar, quero montar uma clínica de estética e, no futuro, ajudar minha família – afirmou a jovem, que mora com os pais e duas irmãs no bairro Amapá, em Duque de Caxias.

 

Alimentando sonhos

Coluna ereta, voz firme e palavras precisas. No rosto, o sorriso de quem deixou para trás a insegurança e conquistou a confiança de que é capaz de ir além. A conversa com Suellen de Almeida, de 16 anos, mostra que ela está preparada para o grande desafio de entrar no mercado de trabalho.

Moradora do bairro Luiz Caçador, em São Gonçalo, ela se dedica com afinco aos estudos: frequenta as aulas do 2º ano do Ensino Médio e ainda faz curso técnico de Logística. E ela já tem uma meta traçada: chegar à faculdade de Ciências Contábeis.

De olho num futuro melhor, Suellen participou do projeto Coletivo, mantido pela Coca-Cola – parceira do Governo do Estado. As oficinas capacitam os jovens para atuar no mercado de varejo, visando à conquista do primeiro emprego e ao estímulo ao empreendedorismo.

– A primeira coisa que a gente pensa é que não vai conseguir um emprego porque não tem experiência. Mas aqui eu aprendi que sou capaz. Hoje, eu me expresso melhor e me sinto mais preparada para trabalhar. Além disso, ter um curso da Coca-Cola no currículo conta muito – afirmou Suellen, que pretende usar o Renda Melhor Jovem para pagar a faculdade, caso não seja aprovada numa universidade pública.

Cada ciclo de aulas tem a duração de dois meses e, ao final, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. O encaminhamento para o mercado de trabalho é feito por meio da Coca-Cola Brasil e seus fabricantes, contando também com clientes e fornecedores – como grandes redes de lanchonetes.

– Nós ajudamos os jovens a se alinharem com o mercado de trabalho, dando uma oportunidade de geração de renda para eles e para a comunidade – ressaltou Sandra Esteves, analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Coca-Cola Andina Brasil.

Assim como Suellen, muitos outros beneficiados pelo Rio Sem Miséria devem receber apoio para ter acesso às oportunidades geradas pelo desenvolvimento econômico no Rio.

– Muitas empresas têm necessidade de mão de obra e querem agregar valor social às marcas. E nossas parcerias com a iniciativa privada estão apenas começando. Esperamos capacitar até cinco mil pessoas apenas em 2012 – destacou a superintendente do Rio Sem Miséria, Patrícia Audi.


Fonte: Portal Governo do Estado

 

 

Publicar Missas, Avisos Fúnebres e Religiosos em O Globo

Anuncie nos Classificados do Jornal Extra

Anuncie nos Classificados de O Globo

Anuncie nos Classificados do Jornal Expresso

Seu site aparecendo na 1ª página do Google

 
Banner
Banner
Banner
 
Banner
  • Boa Chance
  • Morar Bem
  • Vida Ganha
  • Extra Imóveis
Banner

Publicidade

JORNAL DIÁRIO EM MACAÉ/RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Macaé / RJ - Diário da Costa do Sol E-mail: diariomacae@publicaranuncios.com.br
Banner
JORNAL DIÁRIO EM CABO FRIO / RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Cabo Frio / RJ e Região dos Lagos - Folha dos Lagos
E-mail: flagos@publicaranuncios.com.br
JORNAL DA CIDADE EM TERESÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal da Cidade de Teresópolis / RJ
E-mail: jornaldacidadetere@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM VOLTA REDONDA
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Volta Redonda / RJ e Região Sul Fluminense - Diário do Vale
E-mail: diariodovale@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM PETRÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Petrópolis/RJ - Tribuna de Petrópolis.
E-mail: tribunadepetropolis@publicaranuncios.com.br

Siga-nos no Twitter

Fique Informado !

Cadastre seu e-mail para receber os Informativos!

Enquete

Voce dirige após ingerir bebida alcoólica?