Web Design
Educação e segurança no trânsito PDF Imprimir E-mail
Notícias - Artigo RJ

Da Redação
A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o período de 2011 a 2020  como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.


Cleyton Pinteiro* - Divulgação

A ação envolve 150 países num esforço conjunto para a redução dos acidentes de trânsito, um problema que afeta todas as nações do  mundo e que cresce vertiginosamente.

As estatísticas mundiais indicam o tamanho dos desafios que governos e sociedades têm pela frente. Caso não haja mudanças no quadro atual, a previsão é de que, até 2015, os acidentes de trânsito sejam a principal causa de morte nos países em desenvolvimento.

Nós, gestores do automobilismo nacional, habituados a conviver com os riscos inerentes à alta velocidade nos surpreendemos com o recrudescimento do número de acidentes fatais provocados por imprudência e irresponsabilidade dos motoristas nas vias urbanas e nas estradas brasileiras. O que choca, ainda mais, é a comprovação de que as maiores vítimas de acidentes fatais são jovens, na faixa de 20 a 39 anos.

Ocorrências de trânsito refletem um conjunto de fatores estruturais da realidade social, que incluem a prioridade concedida aos automóveis nas vias públicas; a ausência de investimentos, nos últimos anos, por parte do governo federal em manutenção e segurança nas estradas;  a falta de um banco de dados relativo aos acidentes de trânsito – principal entrave ao desenvolvimento de estratégias adequadas para combater o problema; entre outros.

Há uma luz no fim do túnel quando constatamos que, a partir de 2008, com os efeitos positivos da Lei 11.705/08 - que ampliou as penas para condutores alcoolizados e instituiu a Operação Lei Seca -  houve queda nos índices de acidentes fatais.

A Confederação Brasileira de Automobilismo, entidade máxima do esporte no Brasil - influenciada pelo forte engajamento do presidente da FIA, Jean Todt, na campanha mundial capitaneada pela ONU -  e ciente de sua responsabilidade social, fará a sua parte, criando  uma campanha nacional de educação no trânsito, que será estrelada por alguns dos pilotos mais respeitados do Brasil, e focada na conscientização dos jovens sobre os riscos da velocidade quando não associada a procedimentos de segurança mínimos.

Esperamos que o nosso exemplo seja seguido por outras federações desportivas, entidades governamentais e não governamentais e pela sociedade brasileira de maneira geral. As dezenas de manchetes de jornais que estampam anualmente imagens de carros destruídos, jovens mortos e pais desesperados nos chamam não só à reflexão, mas  também à ação.
* Cleyton Pinteiro é presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo

 

Como Publicar Missas, Avisos Fúnebres e Religiosos em O Globo


Anuncie nos Classificados do Jornal Extra


Anuncie nos Classificados de O Globo


Anuncie nos Classificados do Jornal Expresso

 

 
Banner
Banner
Banner
 
Banner
  • Boa Chance
  • Morar Bem
  • Vida Ganha
  • Extra Imóveis
Banner

Publicidade

JORNAL DA CIDADE EM TERESÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal da Cidade de Teresópolis / RJ
E-mail: jornaldacidadetere@publicaranuncios.com.br
Banner
JORNAL DIÁRIO EM CABO FRIO / RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Cabo Frio / RJ e Região dos Lagos - Folha dos Lagos
E-mail: flagos@publicaranuncios.com.br
JORNAL DIÁRIO EM MACAÉ/RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Macaé / RJ - Diário da Costa do Sol E-mail: diariomacae@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM PETRÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Petrópolis/RJ - Tribuna de Petrópolis.
E-mail: tribunadepetropolis@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM VOLTA REDONDA
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Volta Redonda / RJ e Região Sul Fluminense - Diário do Vale
E-mail: diariodovale@publicaranuncios.com.br

Siga-nos no Twitter

Fique Informado !

Cadastre seu e-mail para receber os Informativos!

Enquete

Voce dirige após ingerir bebida alcoólica?