Web Design
Como você cuida do seu idoso querido? PDF Imprimir E-mail
Notícias - Reflexões Compartilhadas

{dybanners}1,1,,MeioWeb Links Patrocinados{/dybanners}

Juliana Teixeira da Silva (*)

Pense. Reflita. Analise. Avalie se é a forma que o satisfaz. Ou, se é assim que você quer ser tratada quando for idosa.

A fase de envelhecimento tem recebido uma atenção especial por parte das famílias. Frequentemente gera grande preocupação quando esta situação se instala no lar.

Por outro lado, no dia-a-dia, as pessoas não tem tempo disponível para dedicar-se integralmente ao idoso porque trabalham, os espaços residenciais são menores e não é fácil adaptar o local para evitar riscos. Além de tudo isso, falta conhecimento de geriatria para cuidar do idoso com segurança. Muitos outros problemas vão surgindo a cada dia.

Paralelamente a estes problemas queremos ver nosso idoso querido saudável, feliz e fisicamente bem. Enfim, queremos proporcionar uma boa qualidade de vida. Mas, o que é uma boa qualidade de vida para idosos?

Qualidade de vida é uma permanente caminhada para atingir o melhor bem estar. Isto é obtido através do equilíbrio entre os funcionamentos físico, mental, emocional e social. Este equilíbrio propicia mais anos de vida com qualidade.

O desafio para as famílias é conseguir realizar tudo o que proporciona uma boa qualidade de vida para idosos. Não basta apenas ter saúde física e mental. Necessário se faz: acompanhamento médico permanente, nutrição adequada, atividade física, hábitos saudáveis, atividades de lazer, ocupação e convívio social.

Vejamos rapidamente estes itens que melhoram a qualidade de vida do idoso:

  
- Alimentação: Os cuidados médicos para os idosos, além de consistirem em medicina preventiva, identifica as necessidades de proteínas, carboidratos, vitaminas, águas e sais minerais. Estas necessidades, contempladas no cardápio especificado por nutricionista, fornecem a energia necessária para um organismo saudável.

- Atividade Física: O fato do idoso apresentar limitações para levantar ou andar não justifica a imobilidade pois, se assim permanecer, podem surgir feridas ou complicações com outros órgãos. Por isso, deve ser ajudado, sempre que possível, a caminhar. E nunca permanecer sentado por mais de duas ou três horas seguidas.

- Lazer: Muitos idosos apresentam sintomas de depressão. Isto decorre de poucas atividades de lazer e muita solidão. Portanto, as atividades de lazer e o convívio social são importantes itens para a manutenção de alegria e qualidade de vida.

- Segurança: O idoso entra em uma nova fase da vida em que se expõe a muitos riscos no ambiente doméstico. Para protegê-lo é necessário instalar barras de apoio no banheiro e em corredores, pisos anti-derrapantes; retirar os tapetes, mesinhas e enfeites em que possa tropeçar ou escorregar.

- Carinho e atenção: Conversar. Ouvir. Demonstrar afeto e amor.

Hoje, eu sinto-me realizada pessoal e profissionalmente porque consegui reunir todos os itens que garantem uma boa qualidade de vida para idosos na Casa de Repouso Viva Bem. Veja, na prática como tudo isto está concretizado: www.casaderepousovivabem.com.br


(*) Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Banner
Banner
Banner
 
Banner
  • Boa Chance
  • Morar Bem
  • Vida Ganha
  • Extra Imóveis
Banner

Publicidade

Banner
JORNAL DA CIDADE EM TERESÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal da Cidade de Teresópolis / RJ
E-mail: jornaldacidadetere@publicaranuncios.com.br
JORNAL DIÁRIO EM CABO FRIO / RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Cabo Frio / RJ e Região dos Lagos - Folha dos Lagos
E-mail: flagos@publicaranuncios.com.br
JORNAL DIÁRIO EM MACAÉ/RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Macaé / RJ - Diário da Costa do Sol E-mail: diariomacae@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM VOLTA REDONDA
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Volta Redonda / RJ e Região Sul Fluminense - Diário do Vale
E-mail: diariodovale@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM PETRÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Petrópolis/RJ - Tribuna de Petrópolis.
E-mail: tribunadepetropolis@publicaranuncios.com.br

Siga-nos no Twitter

Fique Informado !

Cadastre seu e-mail para receber os Informativos!

Enquete

Voce dirige após ingerir bebida alcoólica?