Web Design
Prefeitura do Rio lança projeto para conservação do patrimônio cultural PDF Imprimir E-mail
Notícias - Estado do Rio

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, lançou hoje (6) um programa, que pretende apoiar iniciativas voltadas à preservação do patrimônio cultural da cidade. O Rio foi eleito, no ano passado, patrimônio mundial da humanidade como paisagem cultural e urbana, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

rio

O programa é dividido em dois editais, com foco na conservação do patrimônio nas regiões central e portuária do município. Ele envolve projetos culturais nas frentes de restauração de imóveis privados tombados ou preservados e ocupação criativa. O investimento previsto pela prefeitura atinge R$ 8 milhões, sendo metade para cada região da cidade.

O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, destacou que a preservação da identidade e da memória de uma cidade “está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural”.

Para a diretora cultural do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ), Cêça Guimaraens, trata-se de um programa interessante, porque vai ser implementado por meio de empresas de engenharia, organizações não governamentais, escritórios de arquitetura, entre outros, com aprovação dos proprietários dos imóveis. Destacou, porém, a necessidade de que haja um acompanhamento da aplicação dos recursos e das técnicas utilizadas.

“Porque a prefeitura tem que ter equipes bem preparadas para avaliar e aprovar os projetos, de modo que as verbas tenham uma aplicação prática produtiva, disse. Os recursos disponibilizados só poderão ser utilizados em obras que envolvam a restauração de cobertura, fachadas, estruturas dos imóveis, instalações prediais básicas, entre as quais hidrossanitárias, gás, elétrica e de incêndio, além de obras de acessibilidade.

A diretora do IAB-RJ reiterou que a prefeitura está de parabéns por lançar o programa. “Quero vê-lo em prática, porque vai abrir frente de trabalho para muita gente, em especial para pessoas que estão estudando ou se especializando em obras patrimoniais”.

O edital para a ocupação cultural-criativa dos imóveis de propriedade da prefeitura tem por objetivo eliminar riscos e dar ocupação imediata para espaços vazios ou em mau estado de conservação, de modo a promover a revitalização urbana.

A ideia é que os espaços sejam ocupados por soluções da indústria criativa, disse Fajardo. A prioridade de ocupação será para empresas de artes visuais, filme e video; expressão cultural, arquitetura, moda e artes cênicas; música, televisão e rádio; software (programas de computador) e computação, design e publicidade.

 

Fonte: EBC

 

Publicar Missas, Avisos Fúnebres e Religiosos em O Globo

Anuncie nos Classificados do Jornal Extra

Anuncie nos Classificados de O Globo

Anuncie nos Classificados do Jornal Expresso

Anuncie Publicidade Legal Jornais O Dia e Meia Hora RJ

Clique aqui para fazer seus anúncios no Diário Oficial do Estado do RJ e no Diário Oficial do Município do RJ

 
Banner
Banner
Banner
 
Banner
  • Boa Chance
  • Morar Bem
  • Vida Ganha
  • Extra Imóveis
Banner

Publicidade

Banner
JORNAL DA CIDADE EM TERESÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal da Cidade de Teresópolis / RJ
E-mail: jornaldacidadetere@publicaranuncios.com.br
JORNAL DIÁRIO EM MACAÉ/RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Macaé / RJ - Diário da Costa do Sol E-mail: diariomacae@publicaranuncios.com.br
JORNAL DIÁRIO EM CABO FRIO / RJ
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Cabo Frio / RJ e Região dos Lagos - Folha dos Lagos
E-mail: flagos@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM VOLTA REDONDA
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário de Volta Redonda / RJ e Região Sul Fluminense - Diário do Vale
E-mail: diariodovale@publicaranuncios.com.br
DIÁRIO EM PETRÓPOLIS
Clique no link acima para publicar em Jornal Diário em Petrópolis/RJ - Tribuna de Petrópolis.
E-mail: tribunadepetropolis@publicaranuncios.com.br

Siga-nos no Twitter

Fique Informado !

Cadastre seu e-mail para receber os Informativos!

Enquete

Voce dirige após ingerir bebida alcoólica?